Saiba como cuidar bem desses colaboradores para impactar sua empresa
Diante dos desafios vivenciados pela população nos tempos recentes, certos elementos adquiriram maior importância. Os indivíduos tomaram consciência da significância dos momentos de recreação, das conexões positivas com colegas e da preservação da saúde. Portanto, encorajo os gestores empresariais a adaptarem-se às novas aspirações da sociedade, a fim de proporcionar um tratamento adequado aos seus estagiários. Afinal, uma boa vivência faz a diferença para a formação e retenção de uma equipe de qualidade, resultando em melhores números para o negócio. Na véspera do Dia do Estagiário, comemorado no dia 18 de agosto, entenda mais sobre a modalidade!
Os colaboradores possuem novos desejos e objetivos
No contexto pós-pandemia, os formatos de atuação remoto e híbrido estão se tornando cada vez mais populares no mercado. Isso também é válido para as gerações mais novas, em busca de melhor qualidade de vida e as corporações estão cientes dessas necessidades. Segundo uma pesquisa da Global Flexible Offices Market Research Report, para 78% dos entrevistados, oferecer essa flexibilidade permite expandir o grupo.
Essa tendência se consolidará nos próximos anos, pois as mudanças vieram para ficar. Os jovens, em particular, não querem apenas um emprego com um bom salário. Há um consenso geral do anseio por um projeto de carreira aliado à qualidade de vida. O dinheiro já não é o fator principal e existem outras iniciativas mais atrativas. Ações voltadas para a saúde mental e a compreensão do melhor para o integrante são fundamentais para ele se sentir mais confortável e produtivo em sua rotina diária.
Nesse contexto, o estágio ganha valor ainda maior. Afinal, além da bolsa-auxílio, os participantes do programa têm direito a outros benefícios imensuráveis. Os principais são a vivência no dia a dia empresarial tendo contato direto com a futura profissão, expansão da rede de contatos para construção de networking, oportunidade de expor suas ideias e explorar seu potencial. O objetivo central é o desenvolvimento prático da teoria aprendida em sala de aula. Trata-se de uma chance para atuar em diversas áreas relacionadas a sua formação, ganhando experiência e uma visão mais ampla.
Ainda, é concedido o auxílio-transporte quando houver necessidade de deslocamento e 30 dias de recesso remunerado a cada 12 meses na mesma corporação. Ademais, bonificações podem ser disponibilizadas para aumentar a motivação e o engajamento da equipe, como day off no aniversário, comissão por metas atingidas, entre outras. Para isso, a criatividade pode ser usada à vontade. Caso esse membro tenha um bom desempenho durante o período máximo de dois anos em uma organização, ele pode ser efetivado. Dessa forma, passa para o regime da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, ingressando no quadro de funcionários. Logo, é uma forma de lapidar uma joia de acordo com a cultura e o propósito do empreendimento, deixando-o pronto para dar sequência no ciclo de sucesso.
A experiência do colaborador vale muito
De acordo com pesquisa da Gartner, nunca houve tanto investimento na área de Employee Experience (EX). Mais de 80% das empresas apostam nesse atributo. Se nas últimas décadas as organizações aprenderam a importância da satisfação do cliente, agora estão focando no time. Esse reconhecimento é impulsionado por fatores como aumento da concorrência local e global por talentos, índices crescentes de rotatividade, novas expectativas em relação à carreira e a diminuição da separação entre vida pessoal e profissional (especialmente após a pandemia).
Embora seja um assunto relativamente novo, já existem dados comprovando o impacto do EX no desempenho das organizações. Esse conceito é a soma de todas as interações, ações, observações e emoções dos colaboradores com a contratante. Essa definição simples pode ser resumida como “todas as vivências ao longo da jornada”, desde o primeiro contato no processo seletivo até o último dia na companhia. Portanto, adotar essa perspectiva significa compreender as necessidades e agir em todas as vertentes do negócio..
Por um lado, temos o desenho organizacional baseado nas expectativas e necessidades dos integrantes, onde construímos processos e políticas, como modelos de reconhecimento e recompensa, recrutamento e integração, entre outros. No entanto, existem os reais desejos das pessoas. A EX, nesse contexto, é simplesmente a interseção dessas duas perspectivas.
Como fazer isso na prática?
Para promover melhorias no cenário do país, é necessário incorporar certos hábitos à cultura das instituições. As pausas ativas são um excelente exemplo. Trata-se de pequenos intervalos ao longo do expediente, preferencialmente a cada duas horas. Durante esses momentos, os indivíduos interrompem suas tarefas para realizar atividades conscientes de dois a cinco minutos. Isso pode envolver meditação, alongamento ou exercícios específicos para elevar a circulação, a postura e a saúde das articulações.
Essa simples prática trará maior disposição e concentração, reduzirá a tensão muscular e o estresse, auxiliará no gerenciamento da rotina, diminuirá a sensação de fadiga ao final do dia, facilitará e melhorará a qualidade do sono. Consequentemente, ao longo do tempo, os resultados profissionais serão aprimorados.
Entretanto, não é suficiente passar uma hora e oito sentado em frente ao computador. O corpo e a mente enviam sinais como ansiedade, Burnout, dores nas costas, enxaquecas, problemas circulatórios, enfraquecimento do sistema imunológico, entre outros. Nesse sentido, os líderes executivos podem promover uma série de iniciativas nesse aspecto, mas possibilitando a participação da equipe. Portanto, é fundamental oferecer alternativas e compreender sua importância, promovendo o relaxamento de todos.
Por fim, para atrair os melhores talentos para trabalhar ao seu lado, a inovação é a chave do sucesso e tem se tornado cada vez mais interessante divulgar oportunidades de forma criativa. Além disso, é essencial transmitir o propósito do local e da posição para os candidatos terem uma visão mais abrangente. Um plano de carreira sólido, senso de pertencimento, ter sua voz ouvida e o reconhecimento também são fatores determinantes nesse momento. Assim, aumenta o nível de satisfação de todo o grupo e chama a atenção do público.
Portanto, esteja sempre atento com essa questão e cuide bem de seus estagiários. Dessa forma, eles terão mais prazer em realizar suas demandas, se desenvolverão com mais naturalidade e, em breve, podem ocupar cargos altos no seu negócio. Além disso, você estará ajudando a economia e a educação do Brasil. Conte com a Abres!
*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Associação Brasileira de Estágios – Abres