Um dos meios de garantir a entrada das novas gerações no mercado de trabalho é por meio do estágio. No entanto, com a crise gerada pelo Coronavírus, muitas vagas foram fechadas ou adiadas, sendo necessário refletirmos sobre as perspectivas da empregabilidade dos jovens no “novo normal”.
Apesar dos cortes realizados em muitas organizações, acredito ser o momento de reestruturação dos quadros de talentos. Nesse sentido, investir na contratação de estagiários é um caminho vantajoso para todos. Isso, porque contribuem com entusiasmo, criatividade e inovação e as empresas se beneficiam ao capacitar um funcionário de acordo com sua cultura interna e valores.
É importante enxergar com otimismo a possibilidade de novas admissões. Seja por meio virtual ou não, muitas instituições continuam investindo em onboarding e já compreendem a importância da presença juvenil para a modernização de seus serviços e soluções. Outras companhias, por exemplo, não necessariamente cancelaram o programa de estágio, apenas o prorrogaram.
A prática do home office também se mostrou uma maneira eficaz de contar com o empenho e dedicação dos estagiários diante do atual cenário de incertezas. O teletrabalho foi regularizado para os educandos, permitindo a realização das atividades mesmo a distância.
Porém, ressalto sempre a necessidades dos gestores em acompanharem a performance dos estudantes, com o objetivo de auxiliarem o desenvolvimento dos futuros profissionais do mercado. O ideal é o líder se fazer cada vez mais presente para tirar dúvidas, ensinar e dar voz às novas ideias.
Para os alunos, oriento continuarem aprimorando o currículo em busca de conhecimento. Não desanimem! É uma crise mundial, mas iremos superar essa fase juntos. Enquanto isso, se preparem, façam treinamentos e cursos. Aproveitem esse período para estudar e aprender com outros profissionais.
Diante das transformações vividas nos últimos meses, o ato escolar supervisionado se consolida como uma modalidade positiva para o futuro da educação e dos negócios. Portanto, invista em um Brasil melhor!
Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios