A maioria das empresas já enxergam a importância de saber inovar para o sucesso de seu negócio. Por isso, com o intuito de se destacar em meio à concorrência, as organizações buscam novos talentos para compor seu time. A maneira mais interessante de fazer isso é por meio do estágio.
Segundo a Lei de Estágio 11.788/08, a modalidade se enquadra como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho. O principal objetivo é preparar estudantes do ensino médio, técnico e superior para sua entrada no mercado. Com a atividade, o aluno coloca em prática todo o conteúdo visto em sala de aula e, muitas vezes, vivencia sua primeira experiência profissional.
Para as corporações, ter esse grupo em seu quadro de colaboradores traz renovação. Afinal, a nova geração superconectada e informada apresenta ideias inovadoras e disposição de sobra para transformar o desempenho e performance da companhia. Certamente, farão diferença nos resultados finais!
Além disso, por não terem vivência ainda no mundo corporativo, fica mais fácil de integrá-los com a cultura e valores do estabelecimento. Dessa maneira, é possível treiná-los e desenvolvê-los para ocuparem os cargos mais altos e se tornarem grandes profissionais.
Ainda mais, dar a oportunidade a esse jovem é uma forma de estimular a importância da educação e empregabilidade. Com uma ocupação, eles ganham maturidade, responsabilidade e até independência financeira para investirem em si mesmos. Esse é o papel fundamental das empresas para construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Quem acredita no jovem, contribui para um Brasil melhor com mais oportunidades para todos.
Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios