Alguns estudantes, quando ouvem as primeiras vezes falar sobre o estágio, não entendem sua real relevância. Contudo, a experiência, na maioria dos casos, é o grande diferencial para alinhar a carreira e obter a bagagem necessária para uma trajetória de sucesso.
A atividade é parte integrante na formação do aluno, pois permite aplicar na prática os conhecimentos teóricos, motivando os estudos e possibilitando maior assimilação das matérias curriculares. Proporciona contato com o futuro meio profissional e é a maior porta de inserção no mundo corporativo.
O estagiário desenvolve a consciência da produtividade, maior observação e uma correta comunicação, estimulando o seu senso crítico e criatividade. Percebe eventuais falhas e busca seu aprimoramento, além de estabelecer um melhor relacionamento humano e social.
Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/2012), 18 milhões de pessoas entre 15 e 24 anos estão fora da escola. Isso representa 17,9% do total de talentos no Brasil. Entre 18 e 24 anos, fase de ingressar em uma universidade, mais de 14,6 milhões não estudam; ou seja, 64,8%. Os números apontam uma triste realidade, a qual pode ser modificada se empresas investirem nessa mão de obra e se os educandos também forem atrás desse tipo de vivência.
Portanto, quando o assunto for estágio, não leve na brincadeira e dedique-se para conquistar uma oportunidade. Sua carreira, certamente, agradecerá!
Seme Arone Junior é presidente da Abres Associação Brasileira de Estágios.