Muitos estudantes, ao longo de seus cursos, seja do nível médio ou superior, não dão o devido valor a experiências essenciais para sua formação profissional, como a realização do estágio. Grande parte, não o faz por falta de interesse, mas por não ter conhecimento sobre os ganhos adquiridos com essa atividade.
Atualmente, a concorrência a cada dia se torna maior. Mais pessoas têm acesso à educação e buscam, por sua vez, melhores oportunidades. Segundo dados do Inpe/MEC, de 2002 a 2015, o número de alunos no nível superior passou de 3,5 para 8 milhões. Já o total de concluintes deu um salto de 269%, passando de 479.275 para 1.150.067. Com mais pessoas adquirindo aprendizados, é necessário desenvolver muito mais habilidades e competências para se destacar.
Fazer cursos extracurriculares, participar de eventos, palestras e workshops, ir em busca de novas línguas, é sim, fundamental. Contudo, tudo isso deve estar alinhado à busca por um estágio e ao desenvolvimento de competências comportamentais, como espírito de equipe, proatividade e uma boa comunicação.
A vivência no ambiente corporativo será de suma importância para o desenvolvimento profissional, pois além de colocar em prática o aprendizado da sala de aula, também trará a desejada experiência, tão cobiçada pelos recrutadores quando buscam profissionais para vagas efetivas
Portanto, quem não estagia, certamente, fica atrás de muitos candidatos e dá um grande passo atrás na carreira e no alcance do sucesso.
E você, vai deixar essa chance passar?
Seme Arone Junior é presidente da Abres Associação Brasileira de Estágios