Atualmente, segundo dados do Inep/MEC, existem no Brasil mais de 16 milhões de estudantes aptos a estagiar. Contudo, apenas 740 mil do ensino superior e 260 mil do nível médio e técnico conseguem de fato exercer a atividade. A procura por oportunidades é alta, porém, nem todos sabem fazer essa busca de forma correta.
A Abres foi criada em 8 de junho de 2004, com o intuito de ser uma organização sem fins lucrativos e defensora da inserção dos jovens no mercado de trabalho. Nosso objetivo é dar, aos agentes de integração, suporte e informações sobre mudanças na legislação, além de desenvolver um trabalho de assessoria para o fortalecimento do estágio.
Muitos estudantes, encaminham e-mails a nossa instituição com currículos e solicitam uma vaga. Contudo, o meio correto para pesquisar chances de ingressar no mercado é com os agentes de integração. Em nosso site, na aba Associados, é possível visualizar uma lista de parceiros, distribuídos por todo o país. Basta acessar cada um deles, fazer sua inscrição gratuita e passar a receber diversas oportunidades.
No momento de realizar seu cadastro, preste atenção para não errar qualquer informação. Dados como telefone correto e endereço eletrônico ativo são essenciais para estabelecer um possível contato. Além disso, seja o mais completo possível, qualquer item adicional, como idioma ou cursos extracurriculares, pode te destacar perante os demais candidatos.
Quando for chamado a uma entrevista, pesquise sobre a organização, chegue com antecedência ao local, vista-se apropriado para a ocasião, evitando decotes e roupas esportivas, e seja autêntico. Cada vaga exige um perfil, logo, todos têm chance.
Boa sorte!
Seme Arone Junior é presidente da Abres Associação Brasileira de Estágios