A crise econômica e política afetou milhares de lares em todo o país e gerou a necessidade, ainda maior, dos jovens irem atrás de uma oportunidade no mercado de trabalho. Muitos, se interessam pelo estágio, pois é uma ótima forma de conciliar os estudos com o trabalho, contudo, a atividade é permitida a todos?
De acordo com a legislação, quem tiver 16 anos ou mais pode entrar nessa modalidade. Algumas informações recentes mostram como essa é uma modalidade crescente para todas as faixas etárias. O último levantamento do Censo Inep/MEC, apontou uma elevação de 31,3% no índice de universitários com mais de 40 anos, de 2014 em relação a 2009. Já segundo estudo realizado pelo Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, entre 2015 e 2016, houve uma ascensão de 21,6% no número de estagiários com essa idade. Do total, 81% são mulheres e 19% homens.
Apesar de grande parte dos colaboradores dessa categoria serem mais jovens, a experiência é válida também para quem já tem mais vivência. Afinal, o conceito é o mesmo para todos: colocar em prática os ensinamentos obtidos em sala de aula e abrir portas para o mundo corporativo.
Portanto, inicie a busca por uma vaga logo no início do curso e destaque-se!
Seme Arone Junior é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios