A cada dia, a concorrência se torna maior no mercado de trabalho. De acordo com dados da pesquisa do Instituto Teotônio Vilela, o Brasil é o país líder em desemprego. Já segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), os jovens entre 14 e 24 anos são os mais atingidos pelo desemprego no país.
Para se ter uma ideia, segundo dados do Inep/MEC, são mais de 16 milhões de estudantes no país, aptos a estagiar. Contudo, de acordo com estudos da Abres, apenas 1 milhão consegue de fato exercer esse ato educativo escolar supervisionado. Diante de tamanha disputa por uma vaga, as empresas exigem mais cursos e especializações de seus candidatos.
Você pode se perguntar, como chamar a atenção positivamente? O grande diferencial é a busca constante por novos aprendizados. O inglês, por exemplo, já não é mais considerado um plus no currículo, mas sim uma qualificação básica. Então, conhecer o idioma ganha pontos a mais.
Para quem tem um tempo livre em sua rotina, uma dica é o trabalho voluntário. Além de trazer experiências fundamentais para a vida profissional, como proatividade, trabalho em equipe e responsabilidade, ainda mostra uma postura preocupada com os demais, ponto fundamental para selecionadores.
Fora isso, invista em conhecimentos de informática, capazes de acrescentar algo em sua profissão. Leia o quanto puder para treinar seu português e procure estar um passo à frente dos demais candidatos.
Mesmo com a diminuição das vagas no mercado, a carência de mão de obra qualificada permanece. Então, designe seu tempo às capacitações e alcance, sem medo, a tão sonhada posição de sucesso dentro das organizações.
Boa sorte!
Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres Associação Brasileira de Estágios