Quem já tentou procurar por uma vaga de estágio deve ter notado esse detalhe: a concorrência é grande! O número de estagiários no Brasil hoje é de 1 milhão, sendo 740 mil para o ensino superior e 260 mil para o ensino médio e técnico, mas essa quantidade ainda é pouca se comparada ao total de jovens aptos à prática. Temos 16,3 milhões de estudantes no país, porém apenas 6,1% deles conseguem uma oportunidade.
De acordo com uma pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios, as três características mais buscadas em um novo talento pelas empresas, são: comprometimento, iniciativa e conhecimentos técnicos, respectivamente. Ou seja, não basta apenas ter vontade de contribuir; saber outros idiomas e dominar ferramentas do computador são essenciais.
As cobranças mais comuns são inglês, para alunos em geral, Autocad para quem cursa engenharia civil e arquitetura, excel avançado para áreas financeiras e econômicas, softwares de banco de dados e linguagem de programação para os graduandos de TI. Já os programas de edição de imagens, vídeos e domínio em redes sociais ficam para quem estuda comunicação social.
É importante estar sempre em busca de novas tendências e manter-se o mais atualizado possível. Para ajudar o candidato a ter sucesso em suas buscas, os agentes de integração disponibilizam bancos de dados vastos, com diversos cursos de todas as localidades do Brasil. A Abres conta, em seu canal, com uma ampla lista de associados nesse perfil. Corre atrás do sucesso, o jovem convicto de seu potencial!