Atualmente, no Brasil, existem mais de 16,3 milhões de possíveis novos colaboradores, porém apenas 6,1% deles conseguem uma oportunidade, de acordo com os dados do último Censo Escolar do Inep/MEC. Por essa razão, o recrutamento deve ser planejado nos mínimos detalhes.
O gestor deve ter em mente quais são suas expectativas, como e onde irá realizar a entrevista, pois um processo seletivo bem feito ajuda a diminuir a rotatividade da empresa. Feito isso, a fase de busca por candidatos conta significativamente, pois o veículo utilizado para comunicar a existência de uma oportunidade, deve se adequar ao público alvo.
A princípio, pode conter três etapas básicas: entrevistas, aplicação de testes e a dinâmica de grupo. Podem ser divididas em dois ou mais encontros, dependendo da quantidade de convocados. Desse modo, encontrar no mercado futuros profissionais alinhados aos valores da organização, pode não ser tarefa fácil. Porém, quando isso ocorre, o ganho é bem maior em relação ao investimento. Um funcionário satisfeito trabalha feliz e demonstra esse sentimento no seu dia a dia.